Destaque 1 Volta Redonda

Volta Redonda regulamenta transporte por aplicativo como Uber



O prefeito Samuca Silva (PSDB) assinou na sexta-feira (dia 15) o Decreto Municipal 15.544, que regulamenta a exploração do serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros – como Uber e 99 Táxi.

A medida, feita em conformidade com a Lei Federal 13.640, foi baseada nos decretos das cidades do Rio de Janeiro e Vitória (ES), que é elogiado pelos aplicativos de transporte.

Segundo o prefeito, o decreto está em conformidade com a legislação federal, que dá autonomia aos municípios para regulamentar a atuação dos aplicativos.

“Volta Redonda não pode ficar sem essa regulamentação. Em uma pesquisa pública que realizamos através do site oficial, mais de 90% da população se colocou favorável aos aplicativos. Diante disso, buscamos fazer uma regulamentação justa, privilegiando os moradores de nossa cidade, pensando na segurança do passageiro”, disse Samuca.

Entre os pontos mais importantes da regulamentação, está que os aplicativos deverão ser cadastrados na secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).

Os motoristas precisarão apresentar comprovação de bons antecedentes criminais,
os veículos devem passar por vistoria anual, entre outros. A regulamentação passa a valer em 180 dias, dando prazo assim para motoristas e aplicativos se adaptarem a nova diretriz.

Outro ponto da regulamentação é a cobrança de outorga das operadoras.

“Uber e outros aplicativos não podem explorar o serviço dentro de uma cida- de sem que pague impostos, isso seria injusto. Diante disso, o Decreto aponta a cobrança de uma outorga de 1% do valor de cada corrida. Esse é o mesmo valor da outorga de outras grandes cidades e também elogiada pelos aplicativos”, destacou o prefeito.

Além disso, a regulamentação também não limita o número de veículos que podem circular na cidade operando através de aplicativos.

“Os motoristas deverão ser moradores de Volta Redonda e comprovar isso através do cadastro imobiliário. Também não vamos limitar o número de veículos. Assim, Volta Redonda tem uma das melhores regulamentações de aplicativos de transporte privado de passageiros”, salientou o chefe do Executivo.

As regulamentações, que serviram de mo- delo para a norma de Volta Redonda, são elogiadas pelo aplicativo Uber em seu site oficial.


3 Comentários

    • fabricio 00:40

      E quem mora em outra cidade poderá trabalhar em volta redonda?

    • Responde ai! 08:38

      O Prefeito esta distorcendo a realidade para os leigos, essa regulamentação so cria uma forma legal da prefeitura ganhar dinheiro em cima do suor dos motoristas, um trabalho que ja não rende muito devido as pessimas condiçoes das vias municipais. E ai prefeito vai fazer oque com essa grana dos motoristas de aplicativo?
      Só pra lembrar não sera apenas taxado 1% de cada viagem tera outros custos que não foram mencionados na reportagem, custos muito significativos.

    • Anonimo 21:14

      Esse Samuca invés de se preocupar com os poblemas da cidade que tá uma vergonha uma buracada na cidade além dos hospitais ele está se preocupando mas e tirar dos motoristas de aplicativos que já ganham pouco por isso te falo Samuca nem pra síndico de prédio vc não ganha mas em volta redonda

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!