Destaque 1 Volta Redonda

“Volta Redonda segue a tendência mundial”, diz biólogo



Por Tribuna

O biólogo Saulo Karol Silveira, especialista em imagens clínicas e professor licenciado do MEP (Movimento pela  Ética na Política), divulgou neste sábado (11) um gráfico da evolução da Covid-19 em Volta Redonda. Disse, em suma, que a cidade segue a tendência mundial.

— Primeiro temos que considerar que tudo sobre a doença é novo. Os dados são recentes e as pesquisas estão em andamento, daí a quarentena e o isolamento social no momento é o principal remédio — disse Saulo, que prosseguiu:

“Volta Redonda herdou e mantém um sistema de saúde que tem atendido bem a crise epidêmica, além de rede privada de saúde. Numa posição muito superior a maioria das cidades brasileiras. A prefeitura está tomando as medidas corretas na mesma linha dos governadores e da OMS”, disse Saulo.

No entanto, ele não é otimismo em relação a situação, tende a piorar até que haja o achatamento da curva.

— Imaginem uma casa com dez pessoas e apenas dois banheiros, todas elas com “diarreia intensa”. Se todos precisarem usar o banheiro ao mesmo tempo, não terá banheiro para todos. No caso os banheiros são os respiradores nos hospitais. Pode parecer estranho a analogia, porém é o que vai acontecer se sairmos do isolamento social”, disse ele, lembrando o que ocorreu na Itália, agora nos Estados Unidos e Equador.

“Além disso temos a preocupação de que no inverno aumenta os casos de infarto cardíacos e AVC (acidente vascular cerebral) e pelo qual muitas vezes esses pacientes necessitam de respiradores nas UTI”.

O isolamento abrange três etapas:

– Evitar a contaminação em massa da população;

– Da tempo para os hospitais se preparem com aquisição de equipamentos e treinamentos específicos para as equipes;

– Diminuir a ocupação de leitos de UTI por outras patologias como traumas e acidentes pelo qual o número de incidência reduz com o isolamento.

Na finalização, falou sobre o uso da hidroxicloroquina e as subnotificações: “Não sou contra o uso da droga, desde que tenha baseamento técnico e cientifico e seja prescrita por profissional capacitado, no qual um médico. Sabemos que qualquer medicamento pode trazer riscos quando usado sem acompanhamento especifico. ”


2 Comentários

    • Márcio Luna 07:54

      Tem um engano! Em Volta Redonda não existe isolamento social.
      Todos os comércios estão abertos e por isso os números de casos são altos.
      Estão abertos Lojas Americanas, agropecuária, lojas de peças de carros, loja de peças de motos, hortifruts, padarias, açougue, peixaria, oficina de motos, oficinas de carro, produtos de limpeza, Macdonald, farmácia, material de construção, bancos, lotericas, loja de essências, restaurantes, postos de GNV, postos de gasolina, lanchonetes, loja de esfirra, pastelaria….
      Estão tem comercio fechado onde????

    • Luzinete de Jesus Nunes 20:49

      Estou seguindo a ordem do Presidente da República acha que isso não é problema porque o Brasil ainda tem poucos casos não percebe que se não tivesse tido a quarentena obrigatória no início e que ainda mantêm alguns lugares a situação seria gravíssima agora depois da páscoa vai ter um pulo que todo mundo na rua correndo para comprar ovo de páscoa sem absurdo falta de consciência e falta de acreditar na ciência na recomendação médica e de ver televisão que é muita gente não liga a Globo não liga SBT não liga a televisão aí não pode saber de nada escuta só os comentário é fofoca no ouvido

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!