Volta Redonda

Volta Redonda têm 579 candidatos a vereador para 21 vagas; confira



Por Tribuna


Mais de 223 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo (15) no pleito municipal em Volta Redonda. No maior colégio eleitoral do Sul Fluminense, 579 candidatos a vereador estão concorrendo 21 vagas no Legislativo (confira a lista completa no link abaixo).

Volta Redonda, que é a única cidade que tem segundo turno nas eleições na região, está na posição 80° posição entre os municípios com maior números de eleitores. A cidade vence de capitais como Boa Vista (Roraima) e Palmas (Tocantins).

Coeficiente eleitoral

Entender o cálculo do quociente eleitoral é fundamental para compreender como vereadores serão eleitos no pleito de 2020. O quociente é utilizado pela Justiça Eleitoral para definir os vencedores nas eleições proporcionais, que incluem não só o pleito para vereador mas, também, para deputado estadual e federal.

O valor é calculado dividindo o número de votos válidos (ou seja, desconsiderando brancos e nulos) pela quantidade de vagas no Legislativo em disputa (Câmara Municipal, Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados). De acordo com a legislação, somente os partidos que atingem o quociente eleitoral têm direito a vagas no Legislativo.

Para definir quantas vagas serão de direito de cada um dos partidos, o número de votos válidos obtidos pela legenda é dividido pelo quociente eleitoral – cálculo que dá origem ao chamado quociente partidário. O resultado, que despreza casas decimais, corresponde ao número de vagas que será ocupado por representantes do partido.

As vagas são distribuídas de acordo com a votação nominal dos candidatos pertencentes à legenda, com uma ressalva: só podem ser eleitos candidatos que atingirem, ao menos, número de votos igual ou superior a 10% do quociente eleitoral. Link com os nomes de todos os candidatos a vereador em Volta Redonda. CLIQUE AQUI.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!