Cidades Trânsito Volta Redonda

Volta Redonda terá alterações no trânsito e implantação de faixa exclusiva



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 9, com técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e do IPPU-VR (Instituto de  Pesquisa e Planejamento Urbano). Em pauta, elaboração e execução de projetos para a mobilidade urbana das principais vias do município. Participaram também da reunião o presidente do IPPU, Márcio Lins, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Wellington Silva.

A prefeitura vai implantar, em breve, a faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Paulo de Frontin, no Aterrado, e na Sávio Gama, no Retiro. O mesmo sistema já foi adotado na Avenida Amaral Peixoto, o que gerou maior fluidez na via do Centro da cidade.

Conforme foi definido na reunião, os técnicos estão elaborando um estudo de viabilidade para troca de sentidos de vias em áreas centrais de Volta Redonda. No encontro, o prefeito deixou claro que quer sempre beneficiar e privilegiar os pedestres, além de incentivar o transporte coletivo.

“São dois fatores que queremos melhorar na mobilidade de Volta Redonda: conforto aos pedestres e o incentivo do transporte coletivo, retirando assim maior número de veículos de passeio nas ruas”, determinou o prefeito Samuca Silva. “A ideia é levar mais pessoas para consumir no comércio. Junto com as faixas exclusivas, vamos levar calçadas mais confortáveis aos pedestres. Já o Tarifa Comercial Zero terá início em Mao, e que oferecerá transporte gratuito a população”.

Segundo Wellington Silva, os bairros que podem ter alterações no tráfego são: Retiro, Aterrado, Santa Cruz, Voldac e Vila Americana. “Ainda estamos na fase de estudo e os impactos dessas mudanças no dia a dia da população. A intenção é dar maior fluidez no tráfego”, afirmou o secretário municipal.

A prefeitura quer também intensificar campanhas e ações para aumentar o uso de bicicletas na cidade como meio de transporte. Um dos projetos, que seria através de uma PPP (Parceria Público-Privado), é o Bike Shari – um sistema de compartilhamento de bicicletas como já ocorre na cidade do Rio de Janeiro, além de criações ciclofaixas e ciclovias.

Outro ponto abordado na reunião é a mudança no trânsito na Rodovia dos Metalúrgicos, próximo ao novo Shopping Park Sul, na altura do bairro São Geraldo.

Verba federal de R$ 4 milhões

A prefeitura de Volta Redonda vai receber uma verba de R$ 4 milhões do Ministério das Cidades para a mobilidade urbana, viabilizadas pelo prefeito Samuca Silva, em Brasília, junto ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. A previsão é que esses recursos sejam utilizados para o asfaltamento de vias, implantação de pontos de ônibus e construções de duas rotatórias – uma próxima a entrada do bairro Jardim Belvedere e outra na altura da Casa de Portugal, ambas na Rodovia dos Metalúrgicos.

“Já estamos com os projetos prontos para apresentar ao Ministério das Cidades para que a verba seja liberada. Acredito que teremos a definição ainda nesta semana”, afirmou o prefeito Samuca Silva.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!