Cidades Destaque 1 Volta Redonda

Volta Redonda terá vacinação contra febre amarela aos sábados



Após contabilizar os resultados dos primeiros dias de campanha de vacinação contra febre amarela em Volta Redonda – mais de 50 mil pessoas foram vacinadas -, o governo municipal decidiu abrir unidades da Atenção Básica aos sábados, até a conclusão da campanha nacional, durante o mês de fevereiro, para atender à demanda.

O prefeito Samuca Silva acredita que a oferta da vacina contra febre amarela aos sábados atenderá, principalmente, os profissionais que não podem procurar as unidades durante a semana. “Atingir maior número de pessoas e evitar as filas são os principais objetivos da nova estratégia da campanha de disponibilizar as doses aos sábados”, disse Samuca, lembrando que todas as unidades da Atenção Básica continuam aplicando a vacina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

No próximo sábado, dia 20, 15 Unidades Básicas de Saúde, localizadas em pontos estratégicos para atender toda a população, vão funcionar, das 8h às 17h, para vacinação contra a febre amarela. Estarão abertas as unidades dos bairros Rústico, Conforto, Jardim Belmonte, Padre Josimo, Jardim Belvedere, Siderópolis, Água limpa, Vila mury, Açude II, Mariana Torres, Jardim Paraíba, Volta Grande, Caieiras, São Luiz e Santa Rita do Zarur.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, reafirmou que a campanha é preventiva. “Não há motivo para pânico”, disse, alertando ainda que a dose da vacina da febre amarela é única. “A vacina é vitalícia, isto é, não há necessidade de repetir a aplicação para estar imunizado”, explicou Alfredo.

A reposição das doses da vacina em todas as 44 unidades da atenção básica também está garantida. “Todas as unidades estão abastecidas e receberão novas doses para repor o estoque de acordo com a necessidade”, disse o secretário, acrescentando que a recomendação é para cada morador procurar sua unidade de referência. “A ideia é evitar as filas, pois cada unidade está preparada para atender o seu público”, completou.

Quem deve ser vacinado

O público alvo da vacina é formado por pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos. Os idosos, a partir dos 60 anos; os bebês entre seis e nove meses de idade; as gestantes; e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica. A vacina contra febre amarela é vitalícia, quem já se vacinou em anos anteriores não deve tomar outra dose.

Confira a programação do funcionamento das unidades da Atenção Básica aos sábados:

Dia 20 de janeiro – Unidades Básicas do Rústico, Conforto, Jardim Belmonte, Padre Josimo, Jardim Belvedere, Siderópolis, Água limpa, Vila mury, Açude II, Mariana Torres, Jardim Paraíba, Volta Grande, Caieiras, São Luiz e Santa Rita do Zarur.

Dia 27 de janeiro – Todas as unidades da Atenção Básica.

Dia 03 de fevereiro – Unidades Básicas da 249, São Lucas, Eucaliptal, Siderlândia, São Geraldo, Roma 1, Vila Rica Três Poços, Monte Castelo, Retiro II, Jd. Cidade do aço, Açude I, Verde Vale, Sto Agostinho, Candelária, Santa Cruz.

Dia 10 de fevereiro – Carnaval (não funcionarão)

Dia 17 de fevereiro – Unidades Básicas do São Carlos, Ponte Alta, Belmonte, São João, Vila Rica Tiradentes, Roma II, Três Poços FOA, Retiro I, Açude I, Coqueiros, Vila Brasília, Vila Americana, Nova Primavera, Dom Bosco.

Dia 24 de fevereiro – Todas as unidades


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!