Por Tribuna
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, divulgou que a cidade vai ganhar mais oito novos leitos de UTI para a tratamento do Covid para a próxima semana. Assim, o número sobe para 26 o total. Porém, o índice de isolamento social desta terça-feira (12) foi de apenas 42% – o ideal seria de 70%.
— Nosso posicionamento será o mesmo. Que a capacidade de atendimento da doença esteja acima das metas estabelecida. O que vejo na cidade é aglomeração. Se não tem nada para fazer na rua, fiquem em casa. Fiquem em casa. — disse Samuca Silva, que continuou:
“Precisamos estar unidos. Nosso compromisso é salvar vidas. A melhor forma de proteger é ficando em casas, utilizando uma máscara, lavar as mãos e álcool em gel”, disse Samuca, citando as medidas da prefeitura como fechamento do Zoológico, Parque Aquático e escolas.
Fila única
Samuca Silva anunciou que a cidade vai ter uma fila única de pacientes de Covid. Ou seja, a rede privada pode atender os pacientes da rede municipal. A determinação veio através do decreto publicado na tarde desta terça-feira (12).
Segundo o prefeito, a medida é preventiva, caso haja aumento do número de casos nas próximas semanas.
Ele afirmou que, no momento, não há necessidade de que a medida tenha que ser aplicada, já que a ocupação de leitos públicos está em 11%, enquanto no Hospital de Campanha, montado no Estádio Raulino de Oliveira, a taxa de ocupação está em 5%.
Casos:
- 1583 suspeitos — 2,5% que aumento (meta de 5%)
- 599 confirmados
- 486 curados
- 20 óbitos
- 11% do UTI estão ocupados (50% meta)
- 5% do Hospital de Campanha ocupados (meta 60%)