Cidades

VR Alunos participarão de simulação de Assembleia Geral da ONU




A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) vai promover o JuvMUN, Modelo das Nações Unidas da Juventude de Volta Redonda. O projeto piloto acontece no dia 1º de novembro (sábado) no campus Aterrado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) e vai reunir estudantes do Ensino Médio das escolas Firjan Sesi de Volta Redonda e Barra Mansa. O tema central da edição será “Conflito Irã–Israel: caminhos para a paz e segurança no Oriente Médio”.

A atividade, que simula uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática de simulação diplomática, recriando as negociações multilaterais. A iniciativa também estimula nos alunos – já interessados em política internacional, diplomacia e atualidades – o pensamento crítico e análise geopolítica; desenvolve habilidades de negociação e resolução de conflitos; promove o diálogo e o respeito à diversidade de perspectivas; e incentiva a cooperação entre estudantes de Volta Redonda e região.

De acordo com o secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho, as simulações da Assembleia Geral da ONU já acontecem em diversas capitais do país e são muito relevantes para o desenvolvimento intelectual e social do jovem. “Trazendo essa iniciativa para Volta Redonda, a gente espera que a vida de muitos jovens seja impactada e novas perspectivas sejam abertas. A atividade ajuda a aprofundar o conhecimento sobre política internacional, a promover a empatia e a cidadania e a preparar jovens para a vida profissional e pessoal”, disse Munir Filho, ressaltando que haverá outras edições do evento para jovens de outras unidades escolares das redes Municipal, Estadual e Particular.

*Metodologia do evento*

A simulação deve reunir 40 delegações em dupla – 80 alunos, divididos em dois grupos mistos. Cada grupo vai contar com 20 delegações, cada uma representando um país da ONU ou uma organização internacional relevante para defender as posições e os interesses dos países que representam sobre o tema.

A programação do JuvMUN Volta Redonda vai das 7h30 às 17h30 e inclui posicionamentos iniciais das delegações; debate aprofundado: “Segurança regional e mediação internacional”; “Negociações multilaterais e construção de resoluções”; apresentação e votação das propostas de resolução; e entrega de certificados e destaques.

A metodologia do evento prevê que cada delegação inicie com um discurso oficial sobre o tema e, durante as sessões, as mesas diretoras conduzem debates moderados e negociações livres. Os grupos deverão propor resoluções diplomáticas que visem soluções viáveis para o conflito, que serão submetidas à votação final em cada grupo de debate.

Para mediar as discussões, participam do JuvMUN os professores da escola Firjan Sesi Caio Fernandes Figueira, Ernane Fernandes Moura e Letícia Rodrigues Motta, além assessora da Secretaria Municipal da Juventude, Agatha Martins. Para mais informações, o telefone de contato com a Sejuv-VR é (24) 99255-0212.

Foto: Divulgação/UGB.
Secom/PMVR


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!