Foi um intimado: a prefeitura de Volta Redonda deu prazo de até segunda-feira (14) para as empresas de ônibus melhorares o transporte público da cidade.
A data foi fixada numa reunião entre o prefeito Antônio Francisco Neto e representantes das viações Sul Fluminense, Elite e Pinheiral, além do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros), no Palácio 17 de Julho.
O governo municipal tem sofrido pressões sobre o elevado número de reclamações de usuários. As principais: as más condições dos ônibus, cumprimento dos horários e coletivos lotados, além de demora no ponto de ônibus.
Todas as viações têm reclamações, mas a Sul Fluminense é a campeã de insatisfação dos usuários. A empresa está sob intervenção judicial.
Segundo o prefeito Neto, os interventores da empresa se comprometeram a comprar cinco ônibus usados e a “pegar emprestados” 15 ônibus que faziam a linha Barra Mansa-Volta Redonda, que, segundo ele, já estariam vendidos depois que a empresa se desfez do itinerário, para completar os 20 carros que precisa para atender as linhas urbanas na cidade.
“Eles assumiram o compromisso de que na segunda-feira os ônibus estarão em condições de circular”, disse Neto, durante o programa Dario de Paula.
Segundo ele, se o serviço não se normalizar, um novo encontro será realizado com as empresas na quarta-feira (17), quando então novas medidas – transferência de linhas da empresa – serão anunciadas. A Elite e a Pinheiral informaram, na reunião, que têm, cada uma dez ônibus de reserva.