Deixando para trás as tradicionais Saúde e Educação, a lista de reivindicações de moradores de Volta Redonda é liderada agora pela Segurança Pública e pelo Emprego. Isso é o que mostra a Sondagem Popular do Movimento Ética na Política (MEP), realizada entre os dias 3 e 7 deste mês e divulgada nesta semana.
Ao todo, 600 moradores de 34 bairros foram ouvidos sobre quais as prioridades e gargalos sociais que afligem a população, principalmente nas áreas de saúde, emprego, segurança pública e educação. Os resultados foram registrados na 131ª Zona Eleitoral (Volta Redonda); no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e encaminhado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR). Também foram ouvidos moradores de Pinheiral, Barra do Piraí e Barra Mansa – numa amostragem menor.
“Fizemos a sondagem para deixar a disposição de todos os candidatos nas eleições. Também vamos explicar aos postulantes dos cargos públicos o processo da pesquisa. Isso mostra, mais uma vez, que o MEP dá sua contribuição cidadã para incentivar debates de temas importantes junto às comunidades, políticos e autoridades em geral”, disse José Maria da Silva, o Zezinho, coordenador do MEP.
Candidatos deveriam priorizar:
1º Lugar – 18% dos entrevistados:
Segurança Pública – Trabalho e Emprego
2º Lugar – 17% dos entrevistados:
Saúde
3º Lugar – 16% dos entrevistados:
Educação
4º Lugar – 15% dos entrevistados:
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável