Por Tribuna
O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), fez um apelo em entrevista ao RJ1 desta segunda-feira (16) para que empresários fechem academias de ginástica e restaurantes.
“Mais uma vez peço aos empresários que, nesse momento, tenham a consciência e que precisam fechar as academias, precisam fechar os restaurantes”, disse.
Witzel disse que o país deve se inspirar em países como a Holanda.
“Falei hoje com o cônsul da Holanda, me mandou comunicado dizendo que (os restaurantes) só vão trabalhar com delivery (entrega em domicílio) e take away (o próprio cliente pega a comida). O mundo está tomando essas medidas”.
Compensação econômica
Ele também disse que conversa com governadores e espera injeção de R$ 40 bilhões em estados e municípios para evitar o agravamento da crise, com a queda na arrecadação em serviços, por exemplo.
“Estava agora mesmo no grupo dos governadores conversando com o governador Wellington Dias (PT, Piauí) e estamos preparando medidas para levar ao Governo Federal para compensar a economia. Inicialmente estamos falando de R$ 40 bilhões para injetar nas economias dos nossos estados e municípios para evitar que tenhamos consequências gravíssimas”.
Turnos em empresas
Em reunião com empresários, ele pediu para que as empresas trabalhem em turnos — diminuindo as aglomerações.
Ele admitiu que o estado “praticamente não tem capacidade de absorver nenhum doente com uma dificuldade respiratória”. Em 30 dias, ele espera que sejam criados 300 leitos.