Destaque 1 Pinheiral

Prefeitura abre sindicância para apurar atuação de falso enfermeiro



Por Tribuna

A prefeitura de Pinheiral abriu uma sindicância para apurar uma denúncia da atuação de um falso enfermeiro na rede municipal de saúde. A informação foi confirmada pela assessoria do governo ao TRIBUNA. Ele, que não teve o nome divulgado, atuava no Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa.

O falso enfermeiro foi exonerado no dia 16 de julho de 2020 porque ele não teria registro de enfermeiro no Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro – COREN/RJ. Inclusive, neste mesmo dia, foi determinado o seu desligamento do quadro de funcionários conforme memorando nº 212, de 16 de julho de 2020.

— Ressaltamos ainda que apesar do prestador, que também trabalhou em outros hospitais da rede pública e privada de municípios vizinhos, ter afirmado que tinha sim registro profissional, alegando que encontrava-se com pendências junto ao COREN/RJ, de ter apresentado seus documentos quando do início de suas atividades no Hospital Municipal, foi solicitado ao mesmo que enviasse cópia de seu diploma, bem como, de sua carteira de registro profissional, tendo o mesmo enviado cópia dos documentos — divulgou a prefeitura, através de nota.

“Esclarecemos ainda que os documentos também foram enviados para as instituições Fundação Oswaldo Aranha e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ) para confirmar a veracidade dos documentos”, prosseguiu.

De acordo com despacho da Procuradoria do Munícipio que cita que “a falsificação ou o uso de diploma universitário são modalidades criminosos previstas nos artigos 297 de 304 do Código Penal”

Ainda segundo a nota da prefeitura, a cidade foi “vítima de crime, cabendo apurar a veracidade da denúncia, ou seja, ser falso ou não falso o diploma apresentado da Fundação Oswaldo Aranha, o que foi confirmado pela instituição”.

“Informamos ainda, conforme despacho citado, que o Município além de apurar a responsabilidade administrativa do profissional denunciado fará uma notícia crime a 101ªDelegacia de Polícia pelos crimes de falsificação e uso de documento falso, assim como, irá informar o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ) da contravenção penal pelo exercício ilegal da função”.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!