Cidades

Criminosos armados invadem UPA e agridem pacientes




Criminosos armados invadiram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, Zona Norte do Rio, por volta das 5h45 desta terça-feira (30), e agrediram dois pacientes – um estava na Sala de Medicação, e o outro, na Vermelha. As vítimas chegaram a ser levadas do local, mas foram liberadas na sequência.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os bandidos ameaçaram a equipe de profissionais e levaram pânico aos 11 pacientes internados naquele momento. Eles foram transferidos para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, também na Zona Norte. Até as 16h, a UPA permanecia fechada. “Sem segurança para abrir”, disse Soranz ao DIA.

Publicidade

“As unidades de saúde precisam ser respeitadas. A vida de pacientes e profissionais não pode continuar sob risco. Não podemos naturalizar situações como essa”, publicou o secretário nas redes sociais.

Os invasores estariam em busca de homens baleados em um confronto de facções. No entanto, as forças policiais não mencionaram pacientes baleados ou retirados da UPA.

A PM informou não ter sido comunicada sobre entrada de feridos por arma de fogo na unidade, tampouco a invasão de criminosos na unidade. A corporação alegou que tomou conhecimento dos fatos somente por meio da imprensa e, em seguida, reforçou o policiamento na região.

A PM acrescentou que “mantém diálogo aberto com a população e com instituições públicas, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde, para assegurar a prestação de um serviço público seguro e de qualidade”.

Já a Polícia Civil divulgou que a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada após informação de que criminosos haviam sequestrado uma ambulância para levar um comparsa baleado à UPA de Costa Barros. O homem, porém, já chegou sem vida à unidade. A investigação segue para apurar a morte e o uso irregular do veículo.

Quanto à “suposta invasão na unidade”, a corporação destacou que, até o momento, a SMS não comunicou o fato na 39ª DP (Pavuna).


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!