Por Tribuna
Uma baleia, da espécie jubarte, foi encontrada morte na tarde deste sábado (3) na praia da Fraguesia, em Angra dos Reis. No sábado passado (27), a Delegacia dos Portos local emitiu um aviso aos navegantes informando da presença do animal, visivelmente debilitada e com vestígios de ferimentos por petrechos de pesca.
“O risco de abalroamento, com possíveis danos ao animal e às pessoas é grande, já que ele sobe frequentemente à superfície para respirar e está debilitada e, claro, numa área de altíssimo tráfego de embarcações privadas e comerciais.
Esse juvenil que certamente se perdeu do grupo que participava e não retornou às águas do Atlântico Sul, ficando assim debilitada, certamente por falta de alimentação”, escreveu na semana passada.
— O importante é que as pessoas sigam as regras federais e mantenham a distância do animal, mas, principalmente, neste caso, porque o animal está correndo risco de vida e, caso as pessoas se aproximem, vão fazer com que ela se estresse e se desgaste ainda mais.
Assim, autoridades e pesquisadores pedem, encarecidamente, que não se aproximem do animal e apenas reportem às autoridades o local, dia e hora de eventual avistamento — prosseguiu.
Agora não foi informado como será (ou não) a retirada do animal do mar.