Cidades Quatis

Almoço comunitário em Quatis reúne mais de quatro mil pessoas



Um grupo de moradores do São Benedito, bairro situado acima da linha férrea, resolveu organizar outro evento popular voltado a celebração do Natal. A proposta veio de um dos donos da Padaria São Lourenço, situada na Rua Mário José Santos, o comerciante Bruno de Souza, hoje prefeito da cidade.

Proposta feita e  aprovada. Em 1997 mesmo aconteceu a primeira edição do almoço comunitário do São Benedito, que vem se repetindo ao longo das últimas duas décadas.  A edição de 2017 foi realizada ontem, dia 17. Pelo menos quatro mil refeições foram servidas a partir do meio-dia para moradores não só do São Benedito.

Além do almoço comunitário, houve uma festa à parte para a criançada, que ganhou 2,3 mil brinquedos do Papai Noel. Aconteceu muito mais em favor do segmento infantil. A garotada participou de atividades recreativas, ganhou picolés e algodão doce. Tanto o almoço quanto as atrações destinadas às crianças foram de graça.

Estavam presentes o prefeito Bruno de Souza (PMDB); os deputados federais Alexandre Serfiotis (PMDB) e Felipe Bornier (PROS). Além deles, os vereadores Edmilson do Forte (PMDB), Thadeu de Paula (PHS) e Emerson Cabeludo (PPS) e o senador Eduardo Lopes (Rio de Janeiro). Uma regra com relação aos anos anteriores do almoço comunitário foi preservada em 2017: não foi aberta a palavra em microfone para nenhuma pessoa. Nenhuma, inclusive os políticos. Nem Bruno, hoje prefeito, mas criador deste evento que já se tornou uma tradição no calendário da cidade.

– Como o próprio nome diz, o almoço é da comunidade. Não permitimos que haja o uso político do evento. Essa regra vem assegurando a credibilidade do almoço e fazendo com que ele cresça cada vez mais, de ano para ano – declarou Bruno.

O preparo dos alimentos começou já na sexta-feira anterior, com o grupo de moradores se reunindo na padaria e na casa do próprio prefeito. No domingo, a preparação se iniciou às cinco horas da madrugada. Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas na organização do almoço deste ano. Estavam sob a coordenação da moradora Ilma de Souza, irmã de Bruno.

Os ingredientes

Os ingredientes utilizados no almoço foram provenientes de doações e comprados com os recursos arrecadados em dois bingos promovidos este ano. A comida foi farta. Tanto foi que muita gente almoçou no local do evento e ainda saiu com marmitas de alimentos, levando-as para casa.

Com a quantidade de ingredientes utilizados, a comida só poderia mesmo ter suficiente e ainda sobrado. Senão vejamos: 70 quilos de arroz; 60 quilos de feijão; 40 quilos de macarrão; 20 quilos de farinha de mandioca. Além de 48 latas de óleo de cozinha; 250 frangos; 50 quilos de carne; dez quilos de batata; dez quilos de cenoura; 20 quilos de linguiça cozinhada no feijão.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!