Barra Mansa

Barra Mansa multa empresa de resíduo hospitalar por crimes ambientais



 

Uma empresa de resíduo hospitalar no bairro Vila Ursulino recebeu três autuações da prefeitura de Barra Mansa por descumprir a legislação ambiental. Os valores não foram divulgados, mas cabe recursos. Esse é a segunda fiscalização na empresa em 2018. A primeira ocorreu no dia 9 deste mês. Na época, a equipe da prefeitura apurou algumas irregularidades que deveriam ter sido sanadas até a data desta segunda fiscalização, o que não ocorreu.

Por falta de cumprimento para corrigir as irregularidades a empresa foi multada em três autos de infração. A primeira diz respeito à licença ambiental da empresa que determina que ela deve receber apenas resíduos hospitalares, mas foram encontradas diversas lâmpadas fluorescentes.

O segundo auto refere-se à falta de medidas de controle que deveriam ter sido adotadas para que o odor dos resíduos não atingisse áreas externas, o que não acontecendo já que os moradores reclamam do forte cheiro na região da empresa, e por não comunicar à Secretaria de Meio Ambiente as alterações físicas no local.

O terceiro auto foi por não atendimento a intimação para apresentar relatório de cumprimento das condicionantes.

Todos os autos de infração foram lavrados, mas ainda cabe recurso por parte da empresa. Segundo a gerente de Fiscalização Ambiental, Jeniffer Melgaço, por necessidade de adequação a empresa foi intimada. “A empresa deverá apresentar relatórios de cumprimentos das condicionantes”, confirmou.

Além dessas irregularidades, foi encontrada outra como capacidade de armazenamento menor do que a quantidade de material recebido.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, a certidão de zoneamento da empresa foi emitida em 2015. Em outubro de 2016, a empresa recebeu a licença ambiental para funcionamento.

“O Plano Diretor é bem claro ao afirmar que o tipo de empresa do qual se trata, resíduos hospitalares, só poderia ter sido liberada se estivesse dentro das normas como a uma distância estabelecida das residências, mas a empresa está situada muito próxima às residências causando mal-estar e incômodo nos moradores”, explicou.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!