Destaque 1 Volta Redonda

Bebê recém-nascido é encontrado dentro de caixa de papelão em VR



Um neném, recém-nascido e ainda com cordão umbilical, foi encontrado na madrugada deste sábado (23) dentro de uma caixa de papelão, em Volta Redonda. O bebê estava na calçada da Avenida Magnólia, no bairro Vila Mury.

A ambulância do Samu e dos Bombeiros receberam uma denúncia anônima afirmando sobre o abandono do recém-nascido, que é do sexo masculino. Ele foi levado para o Hospital São João Batista, em Volta Redonda. O Conselho Tutelar foi comunicado sobre o abandono.

“O recém nascido está bem, recebendo os cuidados na UTI NeoNatal do hospital. Ele nasceu saudável e com 2,4 quilos e estaria com 33 semanas”, contou o conselheiro tutelar José Roberto Gama, que foi até o local com a conselheira Juliana Ariela. Havia também na caixa uma fralda.

O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda (93º DP). A mãe do recém-nascido está sendo procurada para prestar esclarecimento.

Juiz decidirá destino do bebê 

O juiz da Infância e Adolescência de Volta Redonda, Alberto Pontes, vai decidir qual será o destino do recém-nascido. Tudo indica que o bebê seja levado para a Fundação Beatriz Gama (FBG), assim que receber alta médica do Hospital São João Batista.

Segundo informações de fontes da unidade médica, o recém-nascido passa bem e deve sair do hospital no início da próxima semana. A decisão de levá-lo para o abrigo também passa pelo Ministério Público e pelo Conselho Tutelar.

Cláudia Dornelles, presidente da FBG, a entidade possui seis abrigos e tem condições de receber o neném. Porém, segundo o estatuto da Criança e Adolescência, a prioridade é que a criança seja reinserida ao lar familiar. “Mas a decisão é do juizado”, frisa Cláudia.

Depressão pós-parto 

Porém, até o momento da publicação desta reportagem, nenhum familiar compareceu a unidade médica. O caso policial traz à tona um antigo, mas não tão conhecido problema psicológico: depressão pós-parto.

“Ainda é prematura até porque a mãe ainda não foi encontrada. Mas pode ser que ela tenha tido uma depressão pós-parto”, disse a psicóloga Gabrielly Sabrina, da UFF (Universidade Federal Fluminense), que explicou:

“A doença acontece principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto”.

Mesmo assim, abandonar um recém-nascido é crime, segundo o código penal. Pela legislação, o autor pode ficar detido por um a três anos. O crime é agravado quando a autoria do abandono seja familiar.

Reportagem: André Aquino. Foto: Divulgação. 


16 Comentários

    • Milton 08:04

      Está puta safada porque não deixou para doação , pelo menos podia deixar em alguma casa ,deixou na rua no tempo sem roupa só com uma flauda no lado nem colocou e um menino muito lindo . Nem um bicho faz isso …

      • Indignada 10:54

        Como é facil julgar as mulheres… Sr. Milton, o senhor já parou para pensar que o pai da criança pode ter feito isso? Não atire pedras sem saber se essa “puta safada” é tão vítima quanto o bebê… Pode ter sido um “puto safado” quem fez isso… Já pensou?

        • MADELON 11:36

          Mãe equilibrada n faz isso mesmo! Com certeza , deve ser alguém viciada , e q viva em condições de risco. N da nem pra julgar! Mas revolta sim. Coitadas dessas crianças!

        • Decepcionada com o ser humano 19:02

          Puta safada mesmo…evitar uma gestação é mto simples.Mas essas vadias não pensam em nada,ficam ai igual chuchu na cerca e depois querem desprezar o bebe como se fossem lixo. E se foi o pai, o papagaio não importa,pq com certeza a ameba que colocou no mundo está ciente. Caso contrário seria sequestro ou rapto??? Pelo amor neh…acho interessante como as pessoas ainda conseguem achar defesa para uma barbaridade dessas. ?????

    • Bruna marinho 08:17

      Como que faz pra adotar essa criança ?

      • Shirley 11:41

        p adoção tem q esperar a polícia apurar o acontecido e o judiciário tirar ou averiguar a necessidade de tirar o poder familiar. em seguida a criança entra no registro nacional de adoção.
        p adotar qualquer criança, se faz cadastro de adoção no fórum.

    • Monica de Moraes 08:20

      Quero adotar

    • Leitor 08:42

      Imagina se alguém não ligasse para o Samu? Imagina se algum animal lhe fizesse algum mal? Digo animal irracional porque dito racional já o fez. Deus e os anjos te acompanhem e que você encontre alguém que lhe de muito amor!

    • Daniele Mello 08:46

      Quero pra mim! Como faz pra adotar?

    • Vania Bernardo dos santos 09:23

      eu gostaria de adota -lo?Como faco.

    • leitora 09:24

      É muito triste lê esse tipo de notícia, tantas mulheres querendo ter o privilégio de terem um bebê, e vem essa criatura e abandona o bebê em qualquer lugar, tem que ser muito ruim para fazer uma coisas dessas, com um ser humaninho indefeso, que Deus ajude para que uma família muito boa o adote pq ele merece.

    • Wanessa souza 09:27

      Da ele pra mim vou amá-lo muito ,ser mãe não gerar é muito menos dar à luz essa não foi mãe mais uma chocadeira….
      Mais Deus é grande e já ajudou esse anjo a vencer Parabéns bebe vc já é um herói

    • Taísa 11:07

      Como pode uma pessoa ter coragem de abandona um anjo eu tenho filhas sou doída pra ser mãe de novo mas não posso meu sonho era ter um menino como eu faço pra adotar

    • Angel 11:22

      Ah tá o pai abandonou a criança??? Anrran!!! Ele foi lá arrancou a criança do ventre da mãe e abandonou na rua ne. E assim a mãe nada fez !!! Pessoas hipócritas tanto quanto que abandonou essa criança!!!

    • Shirley 11:46

      aquelas que estão colocando que querem adotar.
      qualquer criança somente é posta p adoção após a retirada do poder familiar, no caso por se tratar de abandono, cabe aguardar as investigações e apurações.
      se depois das investigações houver a retirada do poder familiar, a criança será cadastrada para adoção no sistema judiciário.
      atualmente, existe o cadastro nacional p adoção, que tem fila.
      somente com esse cadastro, sendo o próximo da fila, pode-se pleitear a adoção.
      esse cadastro é feito no fórum de sua cidade e pode-se acompanhar online.

    • Katy 11:50

      Só vejo julgamentos atingindo a mulher. Ninguém nunca para pra pensar que o pai, a sogra ou outra pessoa podem ter mais culpa do que a mãe que gerou. Tão lindo ver as bonitas querendo adotar o recém nascido, agora ir nos orfanatos e adotar um que já tenha 6/7 anos (que é a maioria das crianças pra adoção) ninguém se oferece. Olha que doideira, hipocrisia reinando.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!