Barra Mansa Destaque 1

“Bora Doar” sangue acontece neste sábado em BM


Por Tribuna

A história de Raysa Gomes Guimarães, de 28 anos, inspirou pelo menos 50 amigos a doarem sangue neste sábado (15) em Barra Mansa. Especialmente, o hemonúcleo estará aberto – das 8 às 11 horas. A jovem lutou contra a leucemia por quase dois anos e morreu dois dias após seu aniversário (25 de maio). De presente, ela só queria a doação de sangue, com a campanha “Bora Doar”.

Dia Mundial de Doação de Sangue

Nesta sexta (14) é comemorado Dia Mundial de Doação de Sangue. A ideia da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Como doar

O Hemonúcleo de Barra Mansa está localizado na rua Pinto Ribeiro, nº 205 – Centro – Barra Mansa-RJ (Anexo a Santa Casa).

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira

de 7:00 as 11:00hs para coleta de sangue;

de 12:00 as 17:00hs para o resultado da doação de sangue.

Como fazer para doar sangue?

– Levar documento oficial de identidade com foto;

– Estar bem de saúde;

– Maiores de 16 anos;

– Menores de 68 anos;

– Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;
– Pesar mais de 50 quilos;

– Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para Aids ou DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis);
– Não ser usuário de drogas;

– Não estar grávida nem amamentando.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!