Uma demissão em massa ocorreu nesta semana em Barra Mansa. O Centro de Distribuição Raia Drogasil, uma rede de drogaria, emitiu o aviso prévio na segunda-feira (11) a mais de 200 trabalhadores e, nesta quinta (14), a empresa determinou que os dias seriam cumpridos em casa. A empresa ficava num galpão na Vila Principal, próxima à Via Dutra.
O grupo abrirá uma unidade em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense. O departamento de RH da empresa informou ao Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Barra Mansa que o contrato de locação do galpão estava deixando o negócio inviável em Barra Mansa.
Porém, poucos funcionários foram convidados para serem transferidos de unidade. Isso causou revolta entre eles: “Só foram chamados aqueles que tinham cargo de chefia e ‘os peões’ todos foram demitidos. É muita gente na rua ao mesmo tempo. É um absurdo e uma falta de consideração da empresa”, disse uma funcionária, que preferiu o anonimato.
A empresa, que tinha quase nove anos na cidade, também garantiu ao sindicato que todos os direitos trabalhistas serão pagos, respeitando os prazos da legislação. Para tentar amenizar o impacto, o sindicato pediu ajuda à Câmara de Vereadores para realocar os funcionários recém demitidos:
“São muitos trabalhadores demitidos ao mesmo tempo em Barra Mansa. Estamos conversando com a Câmara para realocar esses trabalhadores no mercado de trabalho”, disse Robson Junior, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.
Procurado, ninguém da empresa foi encontrado para comentar as demissões.