Especial

Do campo à avenida: Bloco Flanáticos de Mendes agita flamenguistas



Por Felipe Rodrigues

Dizem que as duas maiores paixões dos brasileiros são o carnaval e o futebol. Pensando nisso, um grupo de amigos, apaixonados pelo Flamengo, fundou o Bloco Carnavalesco Flanáticos, em 2013, na cidade de Mendes. A ideia inicial era reunir amigos e sair pelas ruas levando a mensagem de paz e o espírito esportivo, algo em comum nas duas categorias.

Com o passar do tempo o grupo foi crescendo, há sete anos eram 20 amigos, já no ano passado, cerca de mil. Junto com o crescimento veio novas ideias, como exemplo, um projeto social que atende mais de 50 crianças carentes com aulas de futsal e campanhas de arrecadação de roupas e alimentos aos mais necessitados.

A terceira reportagem especial do TRIBUNA, sobre as folias do carnaval na região, sai do campo de futebol e entra nas ruas de vermelho e preto, pra contar um pouco mais sobre o Bloco Flanáticos.

Como tudo começou

Há sete anos, um grupo formado por quatro amigos, todos apaixonados pelo Flamengo, fundou o Bloco Flanáticos. A ideia surgiu de um dos componentes que, até hoje, participa da festividade, o Wilson Macambira, como explica o atual presidente do bloco, Edson Alves de Souza, o Edinho.

Nos primeiros anos, quem comandava a folia era a primeira torcida organizada do Flamengo, a Charanga Rubro-Negra. A partir de 2017 o grupo montou sua própria banda, que conta com um grupo de bateria e o pessoal do instrumento de sopro. Esse grupo que contagia os foliões, em cima do trio elétrico.

— A cada ano tentamos trazer algo diferente, como exemplo, jogadores antigos do Flamengo que marcaram história. Eles participam da atividade tirando foto, gravando vídeo, interagindo com a galera. Esse ano o jogador que virá é o Rondinelli — adiantou Edinho, que está em seu segundo ano como presidente.

Edinho ainda falou sobre o percurso do trio elétrico e como participar da folia.

— Nossa concentração inicia no Posto de Gasolina, próximo ao Correios, no Centro, fazemos um esquenta de uma hora, com distribuição de brindes e espalhando a alegria que é do carnaval, disse.

— Vendemos abadas para nos ajudar nos projetos, porém o bloco é aberto, até torcedores de outros times participam com as camisas de suas respectivas torcidas e uma coisa eu afirmo, todos são bem vindos, garantiu.

Projetos sociais

A inauguração da sede social da Embaixada Flanáticos de Mendes, chamada Escolinha de Futebol Serginho Leôncio Júnior, foi realizado no ano passado no bairro da Gaudência. O evento contou com a participação do grupo Fuzuê Percussão e juntamente com o bloco foi montado um projeto social que atende 50 criança carentes, com escolinha de futsal.

Além disso, junto com a Embaixada Oficial do Flamengo, o grupo participa em todo ano de diversas campanhas voltadas aos mais necessitados, como campanhas de arrecadação e doação.

2019

2019 foi um ano de muitas conquistas para os flamenguistas, mas também de uma grande tragédia, que abalou todo o país. Como não se lembrar dos dez jovens que morreram no Centro de Treinamento do Flamengo, justamente no mês do carnaval?

A ocasião não passou despercebida pelo grupo e durante a folia, todos eles foram lembrados e homenageados na saída do trio elétrico.

— Com certeza foi um dos momentos mais marcante e emocionante para todos os brasileiros, fizemos uma faixa com o nome de todos os jovens em homenagem, contou.

Ainda sobre o ano passado Edinho disse que o bloco contou com a presença de um jogador memorável do time.

— Em 2019 tivemos a presença do ex-jogador Andrade que atuou no time do final dos anos 70 até o final dos anos 80 e foi um grande atleta, lembrou.

Expectativa para o carnaval 2020

Podemos dizer que o ano passado foi o ano Rubro-Negro. O time foi em campo e levou a taça da Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2019, seu heptacampeonato na história. Como consequência, a expectativa para o carnaval e para os Flanáticos, não podia ser outro a não ser a melhor da história.

— A expectativa é a melhor, o Flamengo ganhou tudo no ano passado, coisas que não aconteciam há muitos anos. Trouxe para nós títulos importantes, como flamenguista e presidente do bloco posso dizer que estamos no auge da felicidade, comemorou.

Ainda segundo a organização a expectativa para 2020 é que supere os anos anteriores.

— Nossa festa sempre foi animada, mas com certeza esse ano será bem mais. Estamos ansiosos e muito felizes, posso adiantar que o trio contará com novo repertório para agitar o público, que pode passar dos 1.200 foliões.


1 Comentários

    • Celso Rozario 22:53

      Ótima reportagem sobre o nosso Bloco Flanáticos de Mendes !!!
      Só uma retificação, a Escolinha mantida pelo Bloco é de Futebol, e não de Futsal.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!