Economia Sul Fluminense

Energia elétrica aumentará a partir desta quinta-feira na região



A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta semana um aumento médio de 21,04% as tarifas de energia da Enel Rio (ex-Ampla). O reajuste começa a valer a partir de 15 de março.

O reajuste médio para os consumidores atendidos em baixa tensão, os residenciais, por exemplo, será de 21,46%. Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, a alta será de 19,94%, em média.

A Enel atende a 3,1 milhões de clientes em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Tarifas da Light também encarecem

Mais cedo, a Aneel aprovou um reajuste médio de 10,36% da Light, que atende a quase cinco milhões de unidades consumidoras em 31 municípios no estado do Rio de Janeiro.

Os aumentos aprovados para o Rio de Janeiro nesta terça-feira seguem a tendência de reajustes propostos pela Aneel em 2018, com índice bem acima da inflação de 2017 e da inflação prevista para 2018.

Um levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) feito a pedido do G1 indicou que entre 2014 e 2017, a tarifa média dos consumidores residenciais acumula alta média 31,5% no país e a estimativa é de que, ao final de 2018, o aumento acumulado chega a 44%

O encarecimento da conta de luz nos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no período, de 28,86%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!