Itatiaia

Justiça determina novas eleições em Itatiaia e impugna prefeito



Por Tribuna


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que Itatiaia tenha uma nova eleição municipal. A maioria dos ministros da corte definiu – por 6 a 1 – o indeferimento da candidatura do atual prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC). Apenas o ministro Tarcísio Vieira votou a favor de Dudu.

Cabe agora ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcar a data da nova eleição. Enquanto isso não acontece, a cidade será governada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, que será escolhido no dia 1º de janeiro de 2021.

Tudo começou quando o Ministério Público Eleitoral e pelo PTB pediram o indeferimento. O juízo de Itatiaia aceitou o pedido, mas o então candidato conseguiu reverter no TRE.

O caso parou no TSE, pois tanto o MP quanto o partido que ficou em segundo colocado nas eleições deste ano, encabeçado por Irineu Nogueira, ingressaram no órgão em Brasília.

O argumento para o indeferimento é que Dudu, atual prefeito de Itatiaia, ingressaria, se eleito fosse, o que aconteceu, em seu terceiro mandato consecutivo.

Isso porque, ele assumiu a prefeitura em julho de 2016, como presidente da câmara interino, depois do então prefeito Luiz Carlos Ypê ter sido cassado. Dudu disputou  a eleição em outubro daquele ano e  venceu, o que no entendimento do Ministério Público Eleitoral, do PTB e do juiz eleitoral de Itatiaia, seria então seu segundo mandato.

Nas eleições de novembro deste ano, Dudu venceu por 44,37% dos votos, contra 29,52% de Irineu Nogueira. Com o novo pleito, com Dudu fora, o processo começa do zero. A previsão das novas eleições – caso não haja mudança nos prazos normais da lei eleitoral – deve ocorreu no final do primeiro semestre ou início do segundo de 2021.

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!