Barra Mansa Destaque 1

MP pede cassação de três vereadores de Barra Mansa



Por Tribuna 


Três vereadores de Barra Mansa estão na mira do Ministério Público Eleitoral. O órgão entrou com pedido de cassação desses vereadores. São eles, Pissula (PV), Eduardo Pimentel (PV) e Bruno Oliveira (PRTB) 

O TRIBUNA teve acesso o pedido que ocorreu devido ao não cumprimento de cota feminina na chapa das eleições de 2020. Caso a justiça aceite a denúncia, os três perderiam suas cadeiras, pois as chapas de seus respectivos partidos seriam impugnadas e todos os votos que seriam zerados e com isso, uma nova contagem das cadeiras sem a presença de PV e PRTB seriam feitas.

Segundo o site Direto ao Fato, no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou uma decisão que estabelece que os partidos devem apresentar com antecedência uma autorização escrita de todas as candidatas concorrentes, afim de provarem que estão, de fato, preenchendo 30% das vagas destinadas às mulheres para a disputa ao Legislativo. 

No caso da identificação de “candidatas laranjas”, como são conhecidas. O TSE concede permissão ao juíz para derrubar toda a lista de candidatos a vereadores da legenda antes mesmo da votação. Caso a investigação aconteça após o início do mandato, pode render cassação.

Se Justiça Eleitoral aceitar pedido, teríamos uma recontagem de votos e isso faria com que o partido DEM ganhe mais uma cadeira, nesse caso ficaria com isso Luis Antonio Cardoso. O PSDB faria a segunda cadeira com Paola da Pizzaria e por último o PL que não fez nenhum vereador, herdaria a cadeira com Wellington Pires.

“É importante frisar que, a cassação dos parlamentares não tem haver com erro ou atuação dos mesmos, mas sim da administração de composição de chapas de seus partidos, que é de fato o que Justiça Eleitoral está julgando”, divulgou o site.

Membros do PV e do PRTB disseram ao site que estão confiantes na justiça e estão certos que os vereadores não perderão o mandato.

 


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!