Cidades Destaque 1 Volta Redonda

Muita política e poucos moradores em audiência sobre poluição da CSN


A audiência pública, marcada para a noite desta quinta-feira (12) na Câmara Municipal, reuniu muitos políticos, mas poucos moradores de Volta Redonda. O encontro foi para discutir a questão do depósito de escória da CSN, administrado pela Harsco Metals no bairro Brasilândia, em Volta Redonda.

A inciativa foi da comissão especial formada pelos vereadores Rodrigo Furtado (presidente), Edson Quinto (relator) e Jari Simão (membro), para acompanhar o assunto.

Os trabalhos do grupo acontecem em paralelo à investigação promovida, em sigilo, pelo Ministério Público Federal. A Comissão ainda pretende apurar os possíveis responsáveis e impactos causados à população.

[ PÓ DE FERRO DA CSN ] • Um vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra que o pó de ferro da CSN acumulado no quarto andar da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, na rua Gustavo Lira, no Centro de Volta Redonda. O autor das imagens foi o diretor do órgão sindical Orlando Zamboti. Ele utilizou um imã para demonstrar a teor de ferro contido no pó emitido na Usina Presidente Vargas • Confiram outras notícias no nosso site: www.tribunasf.com.br

Publicado por Tribuna do Sul Fluminense em Terça-feira, 10 de julho de 2018

Outro assunto foi o aumento da emissão de um pó preto que sai da Usina Presidente Vargas. A CSN informou que faz o monitoramento da qualidade do ar e que nas últimas semanas não houve variação entre os parâmetros regular e bom. Em relação à escória, a empresa alega que não faz mal à saúde.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) não levou representante na audiência, o que foi criticado pelos participantes.

3 Comentários

    • Vera Neves 23:12

      Esperava mais populares no evento. Estava em casa pensando, em que poderia ajudar nesta audiência. Decidi sair de minha zona nada confortável (moro rua 45 bairro:60) e, confeccionei as máscaras (SOS VR ) as quais destribui para poucos, que se interessaram em usar. Acredito ou, melhor quero e devo acreditar que algo realmente será feito pelos cidadãos.

    • Rebeca 00:10

      A audiência “pública” além de não ter sido divulgada, ocorreu em horario comercial. É injusto falar de falta de moradores quando escondem esse tipo de evento de todos e os mesmo ocorrem em horarios de ruim acesso aos populares

    • João Januário Ferreira 08:47

      A.falta de participação mostr a descrença da é população com os políticos, creio Eu.
      Este pó está presente no ar, que Eu saiba, desde 1964 quando cheguei em VR.
      Até então ninguém fez nada. Espero que daqui p/ frente este assunto seja tratado com a devida seriedade por eles. Se assim for darei o apoio que me for possível.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!