Volta Redonda

Playmobil inspira exposição em shopping de Volta Redonda


Ele é pequeno com seus 7,5 cm de altura, mãos em forma de U, cabelo destacável da cabeça e um belo sorriso no rosto. O boneco Playmobil completa 45 anos e, para festejar essa data em alto astral, os colecionadores brasileiros apresentam a Expo Memória Playmobil, que movimenta a cidade de Volta Redonda.

O Filme do Playmobil foi lançado no fim do ano de 2019 e foi um sucesso de público, assim como já está sendo a Expo Memória Playmobil que pode ser visitada de 08 a 22 de janeiro, na praça de eventos, do Piso S, do Sider Shopping, com entrada gratuita e classificação livre.

“Para a Expo Memória ser realizada no Sider Shopping, foi planejada durante quatro meses, cada espaço foi pensado. Desde localização de cada ambiente como cores para harmonizar e fazer adultos e crianças viajarem no tempo e na imaginação”, disse Thayane Paiva, formada em Belas Artes e assistente de curadoria da exposição.

Na Expo, painéis contam a história e a evolução do brinquedo no Brasil e no mundo, enquanto vitrines expõem peças antigas e atuais, caixas nacionais e estrangeiras, e uma pequena cidade chamada Nova Esperança, uma grande cidade Playmobil, na qual os bonequinhos aparecem em cenas da vida cotidiana. Além de outros espaços montados cuidadosamente com uma grande riqueza de detalhes.

“O maior objetivo da Expo Memória Playmobil 45 anos, é trazer uma experiência nostálgica, histórica, pedagógica, lúdica, social e

comemorativa por se tratar de uma mostra alusiva as comemorações dos 45 anos do brinquedo Playmobil. Será uma exposição temporária onde queremos alcançar o grande público e mostrar que o Playmobil vai além de um simples brinquedo que tem admiradores em todo mundo. Queremos contar a história utilizando uma linguagem de fácil entendimento pelo público desde a crise do petróleo nos anos 20 até o lançamento do Playmobil no ano de 1974 na Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg na Alemanha, através da criação do desenhista industrial Hans Beck “Pai do Playmobil” até os dias de hoje”, informou o professor, Lucas Barbosa, historiador, bibliotecário e o colecionador das peças expostas pela Expo Memória Playmobil.

O Brinquedo Playmobil foi criado em 1974 na Alemanha, pelo alemão Hans Deck e hoje reúne milhões de fãs no mundo todo. Os bonequinhos chegaram ao Brasil em 1976 e de lá pra cá tem sempre uma criança que curte os bonequinhos.

A mostra encanta crianças e adultos. É uma grande variedade. São milhares de peças divididas em diferentes cenários. Há na exposição peças raríssimas, como a igreja e o hospital que nunca mais foram fabricados. Há ainda peças que vieram de outros países como Argentina, Grécia, Alemanha e o correio, que veio da França.

A Expo Memória Playmobil é uma realização da Igreja Batista Central de Volta Redonda e Centro de Memórias Pastor Walter Bayllis McNealy.

Como tudo começou?

No ano de 2013 o então Plano de Leitura da Biblioteca Escola e Centro de Memórias Pastor Walter Bayllis Mc Nealy, desenvolveu o Programa de Interiorização e Dinamização do espaço a fim de idealizar e promover exposições de variados assuntos de acordo com as mais diversas áreas do conhecimento e consequentemente mostrar que a biblioteca é um lugar de conhecimento, descoberta, contemplação e preservação da memória. Logo, foi criada a Expo Memória Playmobil que inicialmente foi desenvolvida em sua sala acervo. Agora, a cidade Playmobil Nova Esperança está maior e mais moderna, com mais habitantes e com uma enorme vontade de comemorar de forma alegre e contagiante os 45 anos de criação do Playmobil.

Serviço:

Expo Memória Playmobil

Data: 08 a 22 de Janeiro

Horário: Segunda a sábado de 9 às 21h e domingo de 14h às 20h

Local: Piso S – Praça de Eventos do Sider Shopping

Classificação Livre

Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!