Colunas Rompendo Limites

Por que computadores atuais podem parecer mais lentos que PCs antigos


Por Felipe Ventura

Dan Luu, engenheiro de computação com passagem pelo Google e Microsoft, estava desconfiado. Ele sentia que os computadores atuais são, de alguma forma, mais lentos do que os PCs que ele usava quando criança.

Para ter certeza, Luu usou uma câmera de alta velocidade para medir a latência de resposta de vários computadores. Ele descobriu que o Apple IIe, lançado em 1983, é mais rápido em reagir a seus comandos que um PC lançado este ano.

“É um pouco absurdo que um PC de jogos moderno, com 4 mil vezes a velocidade de uma Apple IIe, com uma CPU que tem 500 mil vezes o número de transistores… talvez consiga a mesma latência que o computador antigo”, escreve Luu.

Na tabela abaixo, ele lista a latência entre o pressionamento de tecla e a exibição de um caractere em um terminal. Os resultados são classificados do mais rápido para o mais lento.

Há alguns detalhes a se atentar. Ele testou alguns computadores com sistemas operacionais diferentes (OS 9/OS X, Linux/Windows), e destaca isso em negrito. E algumas máquinas foram testadas com monitores diferentes; a taxa de atualização está em itálico.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!