A vereadora Katia Miki, de Barra do Piraí (RJ), entrou com um pedido de impeachment do prefeito Mário Esteves na tarde desta segunda-feira (18). O processo administrativo tem relação com a fala dele sobre “castrar” as mulheres da cidade para controlar o número de crianças.
A vereadora afirma que o discurso de Mário fere a Lei Maria da Penha, por negar a autonomia das mulheres sobre seus direitos reprodutivos; o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei do Planejamento Familiar, já que todas as adolescentes têm direito integral a saúde, sendo vedada sua inclusão em programa de esterilização voluntária.
Katia disse que o prefeito foi machista, misógino e classista e que a fala agride a dignidade porque desumaniza as mulheres. Segundo ela, as palavras dele colocam mulher e animal no mesmo patamar.
A previsão é que o documento seja lido na sessão ordinária desta terça-feira (19), marcada para as 17h.
