Volta Redonda

V. Redonda alerta que procura por vacinas da gripe e Covid está baixa




A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) fez um alerta sobre a baixa procura por vacinas da gripe e Covid-19. De acordo com dados da pasta, das pouco mais de 98 mil pessoas que podem tomar, apenas 40 mil se vacinaram.

A cobertura contra o novo coronavírus também precisa melhorar. Segundo os técnicos da SMS, o primeiro reforço (3ª dose) está em 69%, dos 95% tidos como meta.

O alerta ocorre dias antes do fim da campanha de imunização contra a Influenza, que vai até o dia 3 de junho. Em ambas as doenças, a vacinação é importante para evitar complicações e até mortes.

O médico sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Vasconcellos, destacou que os grupos públicos-alvos da campanha devem procurar atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBSs e UBSFs), das 9h às 16h.

Unidades em funcionamento até às 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

“Exceto em crianças de 5 a 11 anos, as vacinas podem ser feitas simultaneamente. Percebemos um aumento no número de casos de Covid, o que redobra a importância daqueles que não estiverem com seus esquemas vacinais completos, o façam. É importante ressaltar que as pessoas que se vacinaram contra a gripe no fim do ano passado, devem se vacinar novamente. Porque a cada ano, é uma vacina diferente”, frisou Vasconcellos.

O médico explicou também que, principalmente os pais e responsáveis, alegam que não vacinaram as crianças por elas estarem com sintomas gripais, sendo que a orientação é que a aplicação da vacina ocorra sem sintomas.

“Estamos em um momento onde os sintomas gripais são comuns, pela queda da temperatura, pela aglomeração de pessoas em locais fechados e isso promove a circulação desses vírus. No entanto, é importante que as pessoas que estejam com sintomas gripais, procurem uma unidade e se submetam ao teste de Covid, e façam o tratamento caso estejam com a doença. Em casos negativos, espere o fim dos sintomas e vacine-se. Este período entre o final do outono e o início do inverno é importantíssimo para que a população esteja protegida contra essas duas doenças”, afirmou Vasconcellos.

*Quem pode se vacinar*

Podem se vacinar contra Influenza: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, agentes das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional.

Com exceção das crianças, este também é o público-alvo para a quarta dose da Covid, que pode ser tomada com intervalo de quatro meses da terceira. Essa dose de reforço deve ser tomada três meses após a segunda.

Lembrando que aos finais de semana, a SMS oferta vacinas em lugares de grande circulação de público como os shoppings e o Zoológico Municipal, por exemplo. Neste sábado (28), as doses serão disponibilizadas no evento “Mega Cidadania Aqui”, promovido pela prefeitura em parceria com o UniFOA e o Governo do Estado na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

Fotos: Cris Oliveira/Secom PMVR


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!
close