Destaque 1 Volta Redonda

Volta Redonda terá 13 candidatos à prefeitura; confira o perfil



Por Tribuna


Terminou nesta quarta-feira (16) o prazo das convenções partidárias para as escolhas dos candidatos. Em Volta Redonda, serão 13 nomes que vão tentar a vaga no Executivo municipal. Dos quais, quatro mulheres. Na eleição passada, em 2016, eram oito candidatos – três mulheres. O TRIBUNA fez um perfil de cada postulante à cadeira do Palácio 17 de Julho. A lista foi feita em ordem alfabética.


Alexandre Habib (PCdoB): Ele é engenheiro mecânico, professor universitário e empresário do setor de metalmecânica. Habib já foi reitor de uma universidade em Volta Redonda, é mestre em educação, também mestre em engenharia de materiais e doutor em engenharia metalúrgica.

Alex Martins (PSB): O ex-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Volta Redonda por três mandados. Nunca se candidatou a um cargo eletivo. Ele também é professor de Direitos Humanos e Direito Público e atua na advocacia há 18 anos. O seu partido foi uma das legendas que pediu o programa eleitoral na TV. O seu vice virá do PDT.

Antônio Francisco Neto (DEM): Foi prefeito de Volta Redonda por 16 anos. Já ocupou cargos no governo do estado como a presidência da Cohab e do Detran, além da secretaria da Fazenda. Hoje ele está inelegível. Porém, tenta reverter a decisão na justiça. Nesta quarta-feira (16), Neto anunciou Sebastião Faria como vice na chapa puro sangue. Na década de 80, Neto foi deputado estadual.

Benevenuto Santos (Avante).  Ele é advogado e professor universitário. Especialista em Direitos Fundamentais e Mestre em Direito e Economia, com ênfase em federalismo e saneamento ambiental. Também é professor de pós-graduação em Gestão de Contratos Administrativos, Orçamento e Princípios da Administração pública. Ele é pesquisador na área de administração pública, saneamento e meio ambiente.

Cida Diogo (PT). Ela é médica. Já foi secretária de saúde e vice-prefeita de Volta Redonda. Foi ainda  deputada estadual e deputada federal pelo PT. Ela ficou conhecida nacionalmente quando protagonizou uma briga com Clodovil no Congresso Nacional. Sua vice seráNena Duppre, presidente do PV. Os dois partidos também já pediram propaganda eleitoral na TV.

Dayse Penna (Pros). Ela seria a candidata a vice na chapa do prefeito Samuca Silva em 2016. Porém, precisou ser substituída porque não era eleitora de Volta Redonda há menos de um ano (seu titulo eleitor era do interior de São Paulo). Dayse foi secretária no governo de  Samuca, mas foi exonerada em setembro de 2019. Ela tem o apoio do deputado federal Antônio Furtado (PSL).

Evandro Glória (Cidadania). Ele é empresário e contador. Atua como diretor executivo de uma Contabilidade em Volta Redonda e presidiu o Fórum das Entidades Empresariais da cidade. O candidato é o atual Diretor de Desenvolvimento Econômico e Tributário da CDL, além de participar diversas atividades e projetos sociais e empresariais na região. Essa é primeira vez que ele se candidata a um cargo eletivo.

Hermiton Moura (Republicanos): O líder do movimento Vem Pra Direita em Volta Redonda. Ele teve intensa atuação em manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e em diversos atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Ele também participou da coleta de assinaturas para o registro do Aliança Pelo Brasil, partido fundado pelo presidente, que ainda não poderá participar da disputa de 2020.

Juliana Carvalho (PSOL). Ela é mestre em Ensino de História e atua como professora na rede pública. A candidata participa do movimento negro, estudantil e sindical desde os 17 anos. Ela tem como referência política na cidade a sindicalista Maria Dolores da Motta, a Dodora, uma das fundadoras do Psol e sindicalista. 

Mônica Teixeira (PSTU) é professora, pós-graduada em História das redes estadual e municipal (aposentada) em Volta Redonda. Filiada ao PSTU desde 1993. Em 2016, ela foi candidata a vice-prefeita com Isabel Fraga. Para a eleição municipal deste ano, a chapa é composta com o pré-candidato a vice-prefeito Lázaro Luís de Paula Mendonça.

Paulo Baltazar (PSD): Médico há mais de 40 anos, já foi prefeito de Volta Redonda por um mandato, ex-deputado federal e ex-vereador. O último cargo foi diretor do Hospital do Retiro. Nesta quarta-feira (16), ele anunciou Alice Colina – uma líder comunitária – como a candidata à vice em sua chapa.

Samuca Silva (PSC): Atual prefeito de Volta Redonda que tentará a reeleição. Ele foi eleito em 2016 quando no início da campanha tinha menos de 1% das intenções dos votos. A princípio, ele desistiu a reeleição. Porém, atendendo pedidos de sua equipe e do partido, ele voltou atrás e vai se candidatar. Nos últimos quatro anos, ele fez parte que quatro partidos: PV, Podemos, PSDB e, agora, PSC.

Washington Granato (Solidariedade): Com cinco mandatos de vereador e candidaturas a deputado e a prefeito, Washington Granato exerceu diversas vezes a presidência da Câmara Municipal e é atualmente Primeiro-Secretário do Legislativo. Inicialmente, Granato fez parte da base de apoio ao prefeito Samuca Silva na Câmara Municipal, mas se afastou do governo em 2019 e se declarou pré-candidato em 2020. Geraldinho do Gelo será o vice na chapa. 

As assessorias de imprensa dos candidatos podem entrar em contato com a redação do TRIBUNA pelo WhatsApp (24) 9.9930.0712 ou pelo e-mail tribunasf.portal@gmail.com


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!