Destaque 1 Volta Redonda

Fracasso no estado do Rio, OS administrará Hospital do Retiro


O Hospital do Retiro será administrado pela Organização Social (OS) Mahatma Gandhi a partir deste mês de dezembro. O contrato já foi assinado e, segundo o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, está em andamento o processo de transição, no qual são definidos os trâmites legais. A OS fará o gerenciamento, a operacionalização e a execução das atividades de saúde na unidade.

Porém, em todo o estado do Rio, o sistema não deu certo e foi alvo de críticas de pacientes, funcionários e médicos, além de denúncias dos órgãos públicos como o Ministério Público. A prefeitura de Volta Redonda gastará nada menos do que R$ 91 milhões no contrato, o que equivale a quase 10% orçamento da cidade em 2019.

Numa rápida busca na internet, há centenas de processos contra OS  Mahatma Gandhi no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas.

O secretário de Saúde tentou explicar que a medida vai melhorar a saúde do município em vários pontos, como o aumento da eficiência na aquisição e reparo de equipamentos e insumos, além da menor burocracia.

“Precisamos dar mais agilidade na saúde e essa mudança vai proporcionar isso. Para os funcionários também melhora, porque muitos serão contratados com base na consolidação das leis trabalhistas, ou seja, sairão da contratação por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo)”, explicou Alfredo.

Ainda de acordo com o secretário municipal de Saúde, a OS terá metas a serem cumpridas durante o período de vigência do contrato, que é de 24 meses. “A novidade é que, além da secretaria municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal de Saúde também participará da fiscalização do trabalho realizado pela OS e se ela está cumprindo as metas estabelecidas”, afirmou Alfredo.

 

 

3 Comentários

    • Cileia 18:11

      Mais um erro da administração de Volta Redonda. Realmente não estão leva do a cidade a sério. Estão falindo a saúde.

    • Toninho malvadeza 09:39

      UE. Não tem que fazer licitação para escolher a melhor operadora do hospital. Isso que está sendo feito me parece ilegal. Não me cheira bem.

    • EDSON 22:10

      Já foi provado.no Brasil inteiro que essas parcerias não funcionam e não atendem bem os usuários. Não é isso que esperávamos do Samuca.

Deixe seu comentário

error: Content is protected !!