Volta Redonda

VR recebe novas doses de vacinas; confira a programação




A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu novas doses de vacinas contra a Covid-19, que foram entregues pelo Governo Federal neste domingo, dia 02. As vacinas vêm sendo disponibilizadas de forma gradativa pelo Ministério da Saúde, em função da escassez de doses.

A remessa entregue da vacina AstraZeneca (Oxford) é de 9.090 doses para primeira e segunda doses. Com isso, a programação marcada para segunda-feira está mantida e a vacinação com a AstraZeneca será ainda ampliada durante a semana.

A nova remessa entregue da vacina CoronaVac é de apenas 850 doses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que o número ainda é insuficiente para atender a demanda de pessoas que aguardam a segunda dose

SEGUNDA DOSE CORONAVAC

Com essa nova remessa da CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde fará o atendimento nesta segunda-feira, dia 03, dos idosos acima de 73 anos, em atraso com a segunda dose há mais de 28 dias. Haverá dois pontos de vacinação na UBSF Santo Agostinho e UBSF Conforto, o horário de aplicação é a partir de 8h30, até quando durar o estoque.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a vacinação com CoronaVac seja regularizada ao longo do mês de maio. No entanto, o Instituto Butantan já reforçou que não há risco de que a validade da primeira dose seja perdida pelo atraso.

PROGRAMAÇÃO SEGUNDA, DIA 03

Volta Redonda abre nesta segunda-feira, dia 03, a vacinação para pessoas com 62 anos (completos) nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF), exceto dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Volta Grande e Vila Mury. O horário de vacinação é de 08h às 16h.
As pessoas dessa faixa etária devem apresentar no ato da vacinação um documento de identidade, ou cartão do SUS, e o comprovante de residência (nominal), obrigatoriamente.

Idosos acima de 62 anos, que ainda não tenham se vacinado, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer a vacinação.

SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA

Nesta segunda-feira (03), as segundas doses da vacina AstraZeneca (Oxford) estão disponíveis para os vacinados com a primeira dose até 08/02/2021, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h, exceto nos polos de atendimento à Covid dos bairros: 249, São João, Siderlândia, Volta Grande e Vila Mury.

Para as segundas doses as pessoas devem apresentar o cartão de vacinação Covid-19 e um documento de identidade ou o cartão do SUS.

PESSOAS COM COMORBIDADES

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas com 45 dias e lactantes inscritas no cadastro de vacinação para Covid-19 começarão a ser convocadas para a vacinação. Após fazer o cadastramento, é necessário aguardar o contato da equipe da Saúde feito por telefone ou e-mail, que foram previamente disponibilizados no cadastramento.

As pessoas com comorbidades e outras doenças graves elencadas no grupo prioritário de vacinação pelo Ministério da Saúde devem se cadastrar no site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br na aba “Coronavírus – Informações e Vacinação” ou pelo link: https://bityli.com/0L6ot.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, ressaltou que a realização do cadastro serve para organização do esquema vacinal nos próximos meses, e não quer dizer que a pessoa que se submeter ao cadastro receberá o imunizante assim que se inscrever.

“O cadastro não significa que a pessoa que o fizer vai ser vacinada imediatamente. As pessoas que se inscreverem serão contactadas conforme a vacina for chegando. A convocação para a vacina poderá ser feita individualmente ou pelos canais de comunicação da Prefeitura”, explicou Vasconcellos.

“É muito importante que o telefone de contato seja preenchido corretamente, para que as pessoas sejam contactadas, aos poucos, conforme a vacinação for avançando”, frisou o coordenador da Vigilância em Saúde.


Deixe seu comentário

error: Content is protected !!